Aliens, O Resgate - Crítica (sem spoilers)


Fala aí pessoal, beleza? Gustavo aqui de novo, de A Cantina de Star Wars, agora atacando de crítico.

Tenho que admitir que ao assistir Alien, O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott, eu não fiquei muito surpreso, pela reputação do filme, achei ele um filme normal de sci-fi, tipo "ah, legal, filme bom", mas quando vi Aliens, o Resgate eu fiquei extremamente satisfeito com o que vi.


Agora sob o comando de James Cameron (que anos mais tarde nos presentearia com Titanic e Avatar, que são só as duas maiores bilheterias da história), a franquia Alien teve uma grande evolução. Ao invés do terror enigmático do primeiro filme, nessa sequência Cameron preferiu transforma-la em ação, gênero que o consagrou em O Exterminador do Futuro, que funcionou perfeitamente.


Esse filme dá sequência na história do primeiro filme, Ripley (Sigourney Weaver) acorda de uma hibernação de 57 anos, após ter sido a única sobrevivente do ataque do Xenomorfo, e descobre que o planeta onde ela arrumou altas confusões com a tripulação da Nostromo (crítica nível Sessão da Tarde, risos) estava colonizado. Ao descobrir que pessoas corriam perigo, ela fica p*** da vida e decide salva-las, com a ajuda de fuzileiros.

A melhor coisa desse filme é o desenvolvimento da personagem Ripley, que de pobre sobrevivente virou uma mulher forte e independente, que sai "na mão" com os Xenomorfos e resolve a parada toda. Ela foi uma das primeiras representantes da figura feminina no cinema em filmes de ação/aventura, junto de Sarah Connor (de O Exterminador do Futuro, outra personagem de James Cameron), mas ainda está longe do que se considera de uma figura feminista ideal para representar o que realmente a mulher deve ser no cinema.

Esse filme é muito bem criticado, com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,4/10 no IMDb, muito bem produzido, dirigido e atuado, essa obra-prima recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz para Sigourney Weaver e Melhor Direção de Arte (que realmente é fantástica), mas levou apenas duas estatuetas pra casa nas categorias Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição de Som. Essa filme corresponde sua reputação.

Concluindo: é filmão da porra! Os dois primeiros filmes da franquia Alien são altamente recomendados (o resto não vi ainda, mas a fama não é boa). Atualmente está em cartaz nos cinemas Alien: Covenant, continuação de Prometheus e prequel de Alien, o Oitavo Passageiro, que até que tem agradado a crítica, com 74% no Rotten Tomatoes, se você já assistiu, diz aí o que achou.

Esse foi o primeiro filme que assisti da lista dos 52 filmes em 52 semanas, ainda faltam 51 e logo voltarei com mais uma crítica de algum clássico (ou não) do cinema. Bora assistir Aliens?

Aliens, O Resgate (Aliens, 1986)
Direção: James Cameron
Elenco: Sigourney Weaver, Carrie Henn, Michael Biehn, Paul Reiser, Lance Henriksen, Bill Paxton

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo