28/07/2017

Cidadão Kane - Crítica (sem spoilers)


Olá pessoal, aqui é o Gustavo do canal A Cantina de Star Wars.

Sempre fui muito fã de filmes antigos, é magnífico ver como eles conseguiam fazer bons filmes com recursos tecnológicos limitados, uma época onde uma boa história era o que mais importava. Cidadão Kane tem uma reputação inacreditável, muitos o chamam de "o melhor filme de todos os tempos", claro que isso despertaria meu interesse, então eu tive que conferir essa reputação e tenho que admitir: esse filme corresponde todas as expectativas.

A história começa com a morte de Charles Foster Kane (Orson Welles), que no seu último suspiro diz apenas "Rosebud", o que deixou o jornalista Jerry Thompson (William Alland) intrigado e começou a investigar a vida de Kane para saber o que significa "Rosebud". O filme é formado por flashbacks que contam a vida de Kane desde sua infância até sua morte, mostrando como o magnata conseguiu se tornar a pessoa mais influente dos Estados Unidos e um dos homens mais ricos do mundo, devido ao seu idealismo editorial.


Esse filme é uma obra prima, tem uma direção incrível, uma história fantástica, excelente atuações, uma bela trilha sonora, o filme foi dirigido, produzido, escrito e interpretado por Orson Welles, um visionário que realmente sabia como tornar uma história interessante, responsável pelo famosa transmissão de A Guerra dos Mundos no rádio, que fez milhares de americanos acreditarem que a Terra estava realmente sendo invadida por alienígenas. O mais impressionante é que Cidadão Kane foi o primeiro trabalho de Welles em Hollywood.

O filme é ousado, levando em consideração que ele foi lançado em 1941, quando o mundo vivia a Segunda Guerra Mundial, aborda a influência da imprensa e de figuras públicas na sociedade americana. O filme foi inspirado na vida de William Randolph Hearst, magnata da imprensa, dono de uma rede de jornais nos EUA. Hearst proibiu que algo sobre o filme fosse publicado em seus jornais, o filme não foi um sucesso de público na época, mas foi um sucesso de crítica e ao passar dos anos foi construído o seu legado, com 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 8,4/10 no IMDb.


Vale muito a pena assistir esse filme, é uma aula de cinema, pois suas técnicas de filmagem são incríveis e as atuações são excelente, esse filme faz parte da minha lista do desafio 52 filmes em 52 semanas, foi um dos melhores filmes que conheci através dessa lista e recomendo para quem procura uma boa história, infelizmente existe um preconceito com filmes antigos por parte das pessoas, achando que um filme antigo é automaticamente um filme chato, mas espero que as pessoas vençam esse preconceito e comecem a acompanhar mais clássicos do cinema, muito gente não sabe o que tá perdendo.

Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)
Direção: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, William Alland e Edmund Cobb.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

Siga por e-mail

Receba nossas novidades por e-mail!

Delivered by FeedBurner